sexta-feira, novembro 23, 2007

RELATÓRIO DE ATIVIDADES
I SEMESTRE - 2007

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.F. PROFESSOR JONATHAS PONTES ATHIAS


É preciso amar para educar
É preciso aprender para ensinar
É preciso ousar para mudar
É preciso olhar para desvelar
É preciso perceber para sentir
é preciso querer para ser
É preciso morrer p/ renascer
Tereza de Jesus R. de Oliveira

E.M.E.F. PROFESSOR JONATHAS PONTES ATHIAS
Educando para a Vida

Tereza de Jesus Rodrigues de Oliveira
Diretora

Nilza Helena Souza de Jesus
Vice-diretora

Kátia Cilene Coelho Vidal
Coord. Pedagógica

Cristina do Socorro A. da Silva
Orient. Educacional

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não quere-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!
MARIO QUINTANA

I. CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Às vezes quando nos deparamos com a complexidade do contexto escolar temos a sensação de que o que objetivamos como ideal de educação foge ao nosso poder de alcance.
Em outros momentos diante de determinadas coisas vemos que o ideal maior se concebe nos pequenos gestos, atitudes e iniciativas, muitas vezes imperceptíveis a nossa vã contemplação, mas que amadurecem e crescem fazendo a diferença.
Inexplicavelmente é este o conflito, que vivenciamos quando nos propomos a fazer uma análise do processo de ensino e aprendizagem na escola.
Assim, entendemos que embora as coisas nos pareçam inatingíveis, são estas que nos move e nos faz agir para alcançar as possíveis e almejar as impossíveis até.
Parodiando o poeta “Que estranha seria a escola, se não fosse os desafios que a fazem se mover”.

II. DELINEANDO NOSSA TRAJETÓRIA:

Considerando as problemáticas detectadas no contexto escolar planejamos nossa proposta de trabalho com vistas ao desenvolvimento de estratégias globais, como as ARR (Aulas de Reforço e Revisão), GEP (Grupos de Estudos Permanentes), Avaliação e planejamento e outras mais específicas, como os Coletivos pensante e Acolhida e ainda o desenvolvimento dos projetos Coletivo estudantil, Comunidade de Leitores e COM-VIDA. Todas estas se encontram em andamento na escola e tem se efetivado de forma significativa, apesar das dificuldades que ora ou outra emergem do cotidiano escolar.

Realizamos no decorrer do semestre três momentos de ARR, sendo que foram pensadas inicialmente como momentos de reforço e revisão de aspectos específicos das disciplinas. Após análise nos coletivos pensantes detectou-se a necessidade de se focar mais especificamente na leitura, sendo de comum entendimento que o desenvolvimento da leitura e da escrita é de competência de todas as áreas do conhecimento. Em outras palavras, os professores foram orientados a fazerem uso da linguagem especifica de cada área (trabalho se necessário os conteúdos inerentes a sua disciplina), de modo a explorar as diversas estratégias de leituras possíveis de se realizar.

Consideramos avanço o entendimento da leitura e da escrita como competência de todas as áreas do conhecimento. A dificuldade apresentada foi em relação à administração do tempo destinado a ARR. A reivindicação dos professores fora para que estes momentos fossem destinados apenas aos alunos com dificuldade na disciplina e que os demais fossem dispensados, ao que avaliamos como sendo uma dificuldade de se trabalhar a heterogeneidade da turma.
O I GEP – Grupo de Estudos Permanentes - ocorreu em 05 momentos, tendo por eixo de estudo a temática Avaliação. Na ocasião discutiu-se a proposta de avaliação da escola com vistas a possíveis reformulações, enfatizou-se a importância do diagnóstico, discutiu-se a partir do DVD da coleção salto para o futuro a avaliação nos ciclos de aprendizagem e no contexto social e ainda os projetos educacionais de avaliação. Na organização dos estudos, adotamos como estratégia de envolvimento o espaço memória, elaboração de mapa textual e apreciação de musicas afro-brasileiras.

Professores e coordenação
pedagógica discutem Avaliação.


O II GEP ocorreu em três momentos, tendo por objetivo geral discutir, refletir e orientar situações significativas de prática de leitura e escrita, considerando o decreto lei n° 6.094, de 24 de abril de 2007. Tivemos como eixo de estudo a leitura e a escrita com enfoque na teoria das inteligências múltiplas do vídeo de Katia Cristina Stocco Smole. Na oportunidade fora socializado o decreto e apresentado a avaliação do desempenho da escola por turma e disciplina.
Consideramos que o desenvolvimento desses momentos de estudos foram extramente relevantes e necessários diante da proposta de trabalho adotado pela escola.
Equipe pedagógica reflete sobre práticas
de leitura e escrita na escola.
As HP-Hora Pedagógica: A realização das HP’S fora pensada pela equipe pedagógica no sentido de garantir momentos de discussão e planejamento coletivo das principais ações a serem desenvolvidas na escola, a estratégia utilizada é a dos “COLETIVOS PENSANTES”. A mesma se realizou da seguinte forma:
A primeira HP ocorreu no dia 03 de fevereiro (sábado), com a participação de todos os segmentos e turnos, o objetivo fora promover momento de discussão e reflexão coletiva a respeito do Projeto Político Pedagógico da Escola e Projeto Interdisciplinar. A pretensão era possibilitar uma leitura dos diversos contextos atuais para discussão da concepção de mundo que norteia a prática de nossa escola. Fora discutida temáticas como: desafios econômicos e desenvolvimento sustentável, política e cidadania, Amazônia, religião como caminho que dá sentido a vida, diversidade cultural e resistência, leitura e escrita, relação família - escola e ciência. Na ocasião fora acordado que a escola estaria desenvolvendo o Projeto Exercício da Cidadania: Direitos e Deveres com dimensão interdisciplinar.
A segunda HP ocorreu nos dias 08 e 09 de fevereiro com o objetivo de realização do plano de curso dos professores. Na ocasião fora socializada a Proposta Pedagógica do 6° ao 9° ano enfatizando-se a possibilidade de realização do planejamento por competências e habilidades
A terceira HP ocorreu no dia 08 de março, o objetivo foi a socialização das propostas de trabalho, a fim de se construir as TEIAS DE IDÈIAS que se concretizarão no fazer pedagógico. O momento foi bem significativo, tendo em vista que possibilitou aos professores de ciclo e 6° ao 9° ano trocarem suas experiências referentes ao trabalho com esses segmentos. No momento foi feito também a avaliação coletiva das turmas (diagnóstico), elencando-se as principais dificuldades que seriam trabalhadas no bimestre. A idéia era pensar as dificuldades da turma com enfoque global e não na fragmentação por disciplina, sendo que cada professor deveria verificar em momento posterior de que modo às linguagens e especificidades de sua disciplina poderia contribuir para sanar as dificuldades apresentadas.
A quarta HP ocorreu no dia 10 de abril onde fora feito a avaliação do 1° bimestre, observando dentre as prioridades enumeradas quais foram alcançadas e quais precisariam se intensificar mais e as outras dificuldades que surgiram. Na oportunidade foi feito também a orientação para desenvolvimento do Projeto Exercício da cidadania.
A quinta HP ocorreu no dia 18 de maio, o momento foi destinado à avaliação do bimestre e redefinição do planejamento.

Equipe pedagógica redefine planejamento no grupo .

EVENTOS DE INTEGRAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE

BAILE DE CARNAVAL - ­­­­­­­­­­­­­­Para realização deste evento de caráter educativo e cultural, os alunos sob a orientação dos professores desenvolveram atividades de pesquisa sobre a origem desta festa popular. Prepararam cartazes e murais para divulgar o resultado do trabalho. Como culminância, realizamos o Baile em dois momentos: primeiro com os alunos do Ciclo e depois com os de 6º ao 9º Ano, propiciando assim momento de interação entre todos.

Exposição do histórico do Carnaval em mural.

Interação entre alunos e professores no Baile de Carnaval.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Momento de Integração interna de toda equipe escolar com atividades artísticas e culturais voltadas para a importância da mulher no processo histórico em que se construíram civilizações e nações com as mais diversas expressões das diferenças, com leituras sobre os desafios enfrentados na luta pela igualdade de direitos.
No encontro promoveu-se a sensibilização para uma nova forma de convivência em que o respeito seja a base para as relações humanas, no sentido de contribuir para superação de todas as formas de preconceitos e discriminação determinados por questões de gênero e outras.

Mesa com lembrancinhas
e lanche para os professores.


Ainda neste dia os professores fizeram análise e socialização de suas propostas de trabalho no grupo como forma de enriquecer seus planejamentos e tecer redes de idéias. Exercício este que serviu como uma prévia da apresentação de seus planejamentos aos pais no I Encontro Família e Escola deste ano.

Professores analisam suas propostas de trabalho.

ANIVERSÁRIOS DA ESCOLA E MARABÁ - Os alunos foram orientados a leitura e escrita poética sobre seu espaço de formação - a Escola - que foram expressas em murais, atividades de movimento e coreografias, como forma de valorização dessa instituição pelos mesmos. Entende-se que o valor dado aos estudos pode fazer a diferença no rendimento escolar. Fora desenvolvido ainda um programa de atividades com o tema: Na escola uma hora de prosa sobre Marabá – falar para encantar.

Encenação teatral: A Amazônia pede socorro –
alunos do 9º ano B.
Ravier de Mairabá canta
em homenagem ao aniversário
da Escola e da cidade.

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES - Realizamos neste dia uma manhã e tarde literária – Uma forma de homenagear as mães a partir da socialização de produções orais, textuais, visual, corporal e poética pela exploração das diversas manifestações artísticas e culturais com ênfase na leitura.

Aluna faz homenagem à mãe.
ENCONTRO FAMÍLIA ESCOLA - Educar para a vida: Uma missão solidária e comunitária – Fora este o tema de abertura de nosso I encontro, cujo objetivo foi socializar a proposta de trabalho da escola por meio do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), dos Planos de Curso e Projetos desenvolvidos pelos professores e alunos, com a finalidade de obter maior comprometimento da família com o Projeto político Pedagógico da Escola. Neste encontro a comunidade foi convidada a expor na escola trabalhos relacionados ao artesanato local, o que inclusive, contou com a participação do GAM (Grupo de Artes de Marabá) que expôs trabalhos destacando a pintura.
Concentração dos pais na programação do evento.
Exposição de trabalho da comunidade.
I SARAU MUNICIPAL – A Escola fez-se presente neste evento desde sua organização até a sua culminância que aconteceu na Toca do Manduquinha. Montamos na Escola uma oficina de arte para a preparação do material. Decidimos por apresentar duas atividades: uma coreografia da música “Pitunaipy” e o recital do poema “O povo do Belo Monte”, todos de autoria de Marcos
Quinan, o grande homenageado da noite. Esta atividade foi aplausiva pelo fato de podermos possibilitar aos alunos um momento mágico, inspirando-os a participarem e interpretarem duas dentre várias obras desse artista, que prima pela valorização da cultura regional.
Participação dos alunos do 9º A
no I Sarau Municipal.

FESTIVAL DE DANÇA MODERNA - A participação no Festival de Dança Moderna foi uma oportunidade desafiadora ao nosso grupo de dança, que por sua vez incorporou a suas habilidades elementos de caracterização da dança moderna. Além disso, desafiou-os a interpretar o contexto geral proposto e externar por meios próprios suas percepções da temática vigente através da construção de uma coreografia que melhor expresse a idéia pensada.
A criança, como se sabe sonha muito, pela própria capacidade que tem de fantasiar as coisas da vida. O circo, por usar uma linguagem lúdica, pela alegria e uso de brincadeiras certamente é um meio encantador para as crianças. Pensando nisso é que se idealizou a apresentação com a temática-CIRCO: Um espaço para sonhar e ser criança-uma forma diferente de casar música com espetáculo circense.

Alunos encantam platéia com a temática: O circo no
Festival de Dança Moderna.

I SIMULADO 2007
O simulado foi um momento muito importante no processo ensino e aprendizagem, pois os professores puderam ter parâmetros para avaliar os conhecimentos que foram trabalhados no I semestre de forma interdisciplinar.
Alunos concentrados na realização do
I Simulado 2007.

FESTA JUNINA

A realização do festejo junino além de ser uma ocasião propícia ao regate de aspectos culturais e religioso do povo brasileiro, possibilita o desenvolvimento de várias habilidades e valores os quais primamos como: solidariedade, o trabalho em equipe, companheirismo, respeito e valorização da diversidade. Além disso, configura-se como um espaço aberto a participação da comunidade, bem como uma forma de angariar recursos para subsidiar necessidades emergentes da escola, bem como direcionar ações financiadas com este recurso.


Alunos decoram ambiente para Festa Junina.

De modo geral as ações desenvolvidas possibilitaram, dentre outros, os seguintes alcances:
· Expressão da arte como educação integradora, proporcionando a interação entre os alunos, o aprender a brincar junto de forma respeitosa, apreciação da musicalidade e alegria de conviver no espaço escolar.
· A arte de fazer e criar associações entre o rústico e o requintado.
· Trabalhos em grupo, exercício do pensar.
· Discussão sobre questões de gênero para superação da discriminação.
· Cidadania
· Apreciação reflexiva de músicas e a poesias
· Formulação de redes de idéias que fomentam o currículo interdisciplinar
· Vivencia da democracia no espaço escolar
· Participação da comunidade na promoção e realização dos eventos
Marabá, 17 de Setembro de 2007.

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