sexta-feira, novembro 30, 2007

PROJETO: Amazônia Apresenta: Índios! Verdadeiros Donos da Terra...

 

Profªs Osevania e Gilcácia











Aldeia Surui Sororó


 Professora orientadora do projeto da turma : Osevania

Turma: 9º ano A

OBJETIVOS:Tirar a “Escuridão” Informações que permitam desenvolver o respeito, admiração e valorização dessa cultura que até então ouvimos falar.


JUSTIFICATIVA:

Apesar de haver em nosso estado varias comunicações indígenas, observamos que alguns aspectos da cultura deles ainda são desconhecidos e até mesmo desprestigiados por algumas pessoas.
Pensando nisso e levando em consideração que os índios fôramos primeiros habitantes da nossa terra observadores dessa natureza tropical, deixando marcas não só na nossa língua, mas na cultura em geral que por vez, tem passado despercebida por falta de resgate, informação e valorização tornando-nos estranhos a nossa própria origem. È que propomos a realização deste projeto, com enfoque em uma das tribos da nossa região por nome SURUI SORORÓ.

DEPOIMENTOS DOS ALUNOS!

O projeto: Índios Verdadeiro Donos da Terra, foi o melhor projeto da nossa escola porque mostramos
que os índios não são pessoas ruins, mas muito legais por serem pessoas humildes com o que eles tem.Teve dois deles que vieram participar de nosso projeto com o incentivo de globalizar mais a cultura indígena.
Os índios são pessoas muito gentis e também agressivas ao mesmo tempo.
Escola: Jonathas Pontes Athias
Alunos: Wellington
Vagner
Serie: 9º ano A

O Projeto: Índios Verdadeiros Donos da Terra, foi uma vitória para nós, pois conhecemos os índios melhor e não como canibais pessoas mas. Depois desse projeto vimos que eles não são essas pessoas ruins e sim pessoas que vivem da sua cultura, e hoje vejo os índios com outros olhos.
Com o projeto conhecemos melhor sua cultura, culinária seu modo de vida que é bem pacifico.
Nos alunos da EMEF. Jonathas Pontes Athias fizemos um passeio para a aldeia Surui Sororó para conhecermos melhor seu modo de vida e lá foi bem interessante fizemos de tudo um pouco, jogamos bola e muitas outras coisas e por isso vimos eles com um olhar diferente, pois vivenciamos momentos juntos.
Alunos: Addson Breno e Caíque Brito

A nossa feira de ciências foi o Máximo, nós aprendemos muitas coisas sobre os índios tais como: a cultura, pintura, comidas típicas, danças, artesanato, ervas medicinais dentre outras coisas interessantes.

9ªano “A”
Alunas:Sabryna, Emilene ePriscila

O projeto Índio Verdadeiros Donos da Terra foi um dos melhores acontecimentos realizados na nossa escola Jonathas Pontes Athias. Onde todos homenagearam e gostaram da nossa galeria do conhecimento. Todos falaram um pouco da historia dos primeiros povos que ocuparam o nosso país o Brasil.
Alunas: Ruthyelle e Jannaine 9º ano A

Os índios têm vários tipos de artes como: artesanato, armas, pinturas corporais, danças e rituais. O nosso projeto ficou em primeiro lugar na feira de ciências na nossa escola, pois todos nós com nossa professora nos esforçamos para apresentarmos muito bem e quase todas as pessoas que visitaram gostaram por isso nos fomos apresentar em outro lugar fora da escola na feira municipal e mostramos os índios por falarem serem os verdadeiros donos da terra eles mostraram sua cultura e arte e ainda fizeram pinturas nas pessoas que visitaram nossa galeria.
Alunos: Junior e Ygor 9º ano A

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.