sexta-feira, novembro 16, 2007

EDUCANDO PARA CIDADANIA




COMECE PELA PESSOA QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ...

A missão de educar essa geração (de crianças, adolescentes e até adultos) não é tarefa fácil, quando consideramos a educação que desejamos para tornar as pessoas mais humanas e fraternas. Não queremos uma educação que fortaleça as desigualdades entre as pessoas, ou que não desenvolva o senso crítico. Queremos uma educação que desenvolva os aspectos cognitivos, a inteligência, mas sem desprezar os demais aspectos (como os psicossociais e culturais) que compõem a complexa teia de vida de cada um e do seu grupo social.
Você já pensou em como ser um melhor colaborador ativo nesse processo de educar para transformar a pessoa e a realidade da qual faz parte? O que acha de estimular aquela pessoa que está mais próxima de você (criança ou não) que necessita despertar mias o interesse pelo estudo? Contribua para que ela desenvolva o potencial humano que tem e muitas vezes nem sabe, talvez porque esteja adormecida a espera de um incentivo. Acredite que a auto-estima elevada leva as pessoas a superarem limites. Pense sobre o que falta para fortalecermos nossa educação. Convivemos com desinteresse, agressão e violência e muitos ainda não ensinam nas conseqüências dos atos. Agridem porque não sabem controlar as emoções. Descubra uma forma de você participar e ajudar a escola a alcançar seus ideais humanos e sociais: comece com aquele que está mais próximo de você.
A tarefa que nos cabe exige de cada adulto, responsável pelos nossos alunos, dedicação e empenho em orientar e acompanhar nos momentos necessários ao fortalecimento das atitudes para o estudo e nas demais experiências de vida, que fazem parte do universo social e cultural desses educando. Saiba que nos (re) educamos quando contribuímos construtivamente coma a formação intelectual e moral do outro. Socializando o que sabemos, melhoramos a competência que já temos e elevamos nosso estado de espírito.
Para finalizar esse início de conversa, procure perceber nas interações sociais (relações humanas mediadas pelo diálogo) e intervenções, sejam as feitas pelo educador ou pelo pai/responsável, que atitudes desejáveis podem ser consolidadas na prática cotidiana. Isso significa que devemos agir conforme orientamos nossas crianças. Não devemos continuar convivendo com a violência passivamente ou a fortalecendo, como quando um pai orienta seu filho no sentido de “não levar desaforo para casa” em caso de desentendimento.
A escola pede PAZ, ILUMINAÇÃO e SABEDORIA para todos os membros de sua comunidade e para a sociedade em geral. Assim podemos construir um mundo no qual as pessoas sejam mais FELIZES e SOLIDÁRIAS. Nosso cordial abraço!
Profa. Tereza de Jesus Rodrigues de Oliveira
Diretora
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DISPOSIÇÕES GERAIS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
ORIENTAÇÕES GERAIS AOS ALUNOS
• O lanche vendido na escola somente poderá ser comprado no horário do recreio;
• Para a aula de Educação Física o aluno deverá certificar-se do horário, chegar somente próximo ao horário do inicio da aula e vir com roupa adequada (Uniforme de Ed. Física ou Short e camiseta);
• Recomenda-se que os trabalhos extra-classe sejam realizados em casa, eferencialmente com acompanhamento da família;
• Todos os alunos devem realizar ou atualizar seu cadastro na Biblioteca, bem como ler autonomamente pelo menos um livro por semana;
• O acesso ao Laboratório de Informática e à Internet está associado aos projetos de pesquisa que o aluno deve desenvolver com acompanhamento do professor;
• Fica facultado ao aluno o registro de experiências inovadoras (projetos, produção de textos, gravuras, pinturas e outros) para fazerem parte de exposições artísticas, literárias e arquivadas para uso em pesquisa na biblioteca;
• A avaliação de segunda chamada somente será aplicada ao aluno mediante atestado médico ou justificativa assinada pela família;
• Casos de falta do aluno à escola deverão ser justificados na secretária.
DIREITOS DO (A) ALUNO (A):
• Receber todos os benefícios educativos, culturais, sociais, religiosos e recreativos proporcionados pela escola, bem como a orientação necessária à realização de suas atividades escolares;
• Freqüentar, segundo as normas estabelecidas, os serviços e/ou dependências da escola;
• Ser informado de todos os resultados obtidos nas suas atividades avaliativas;
• Participar das atividades existentes na escola;
• Receber tratamento sem discriminação de religião, cor, condição social e nacionalidade;
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• Receber boletins de notas e freqüência;
• Recorrer a quem de direito – coordenação, secretaria ou direção – para solicitar algum serviço ou quando precisar de ajuda;
• Ser tratado com o devido respeito;
• Promover com a aprovação da Direção da escola, reuniões de caráter social e cultural.
DEVERES DO(A) ALUNO(A):
• Comparecer pontualmente às aulas (manhã 7:30 – tarde 13:30) e retirar se somente após a confirmação do término das aulas;
• Ser assíduo e pontual em todas as atividades escolares, tendo atenção especial às datas de entrega dos trabalhos extra-classe;
• Tratar com respeito os professores, colegas, direção, serventes, vigias, secretários e demais funcionários;
• Usar de forma adequada os móveis, utensílios, dependências da escola e todo o material de uso individual ou coletivo;
• Evitar trazer para escola OBJETOS DE VALOR (celular, jóias, outros).
Caso o faça responsabilizar-se pela guarda dos mesmos;
• Aguardar o professor em sala de aula, saindo somente após combinação prévia com este;
• Cooperar para que mantenha a necessária higiene nas salas de aula, no pátio, na biblioteca ou em qualquer outra dependência da escola, fazendo uso das lixeiras;
• Ter cuidado com a limpeza do material escolar (cadernos, livros), especialmente com a estética dos trabalhos produzidos;
• Evitar causar prejuízos no espaço físico da escola, uma vez que os danos causados ao patrimônio escolar (quebra de vidros, lâmpadas, carteiras e outros) terão sua reposição sob à responsabilidade da família;
• Ter atitudes dignas durante o recreio, alimentar-se sentado no pátio: é vedado o trânsito de aluno pelas dependências da Escola enquanto estiver com a alimentação escolar;
• A merenda servida é um direito de todos os alunos, pegar somente se for alimentar-se dela;
• Não introduzir ou fazer uso de bebida alcoólica, cigarro e/ou outras drogas nas dependências da escola;
• Manter o celular desligado durante o horário de aulas.
POR QUE O ENSINO ORGANIZADO EM CICLOS DE APRENDIZAGEM?
A organização da escola em ciclos de aprendizagem visa oferecer uma forma de organização do ensino, centrada no aluno em suas diferentes fases de desenvolvimento biológico, com o fim de garantir a formação plena do educando. Deste modo o desenvolvimento das aprendizagens básicas tais como: escrita, produção oral e textual, leitura, interpretação, raciocínio lógico matemático, desenvolvimento de estratégias de contagem, seleção, classificação, adição, subtração... se estenderiam por três anos, valendo-se da progressão continuada, onde o aluno é incentivado, orientado e avaliado com o objetivo de alcançar as competências e habilidades necessárias à classificação para o 2º ciclo, caso contrario o aluno fica retido no 3º ano do 1º ciclo. No 2º ciclo os objetivos de ensino e aprendizagem se ampliam com o fim de aprofundar os conhecimentos básicos adquiridos no 1º ciclo. O processo avaliativo realiza-se sobre o presente, tendo em vista o futuro, caracterizando-se como processo de construção permanente, de acerto de estratégias, para mobilizar a aprendizagem significativa de auxilio aos alunos. Permite identificar os conhecimentos que os alunos já possuem e as dificuldades para que avancem na construção do conhecimento. Para maiores esclarecimentos referentes aos conceitos avaliativos presentes nos documentos escolares, tais como: boletins, mapas de notas/conceitos, transferências e ficha individual dos alunos.

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