quinta-feira, dezembro 15, 2005

PROJETO: Parlendas

ESCOLA M. E. F. JONATHAS PONTES ATHIAS
PROFESSORA: MARIA ALVES
TURMA: 3º ANO 1º CICLO
DATA: O3/06/2005



MARABÁ -PA

DURAÇÃO: 02 MESES

JUSTIFICATIVA:

Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, etc, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo.
O tema escolhido, Projeto Parlendas, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, História e Geografia.

OBJETIVO GERAL:

Compreender que parlenda são versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar músicas ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira. Como variam bastante, cada pessoa pode conhecê-la de um modo diferente.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

Conhecer parlenda.
Conhecer elementos folclóricos nacionais.
Artes: pintura de desenhos
Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular
Reconhecer e divulgar a importância do Folclore
Estimular e desenvolver a imaginação e criação


Desenvolver o habito de pesquisar
Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança.
Valorizar a cultura popular.



DESENVOLVIMENTO:

Ø Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos.
Ø Caça-palavras
Ø Poesia
Ø Pesquisas
Ø Atividades matemáticas
Ø Montagem de murais
Ø Confecção de cartazes
Ø Atividades ortográficas e gramaticais
Ø Produção de texto
Ø Dramatização
Ø Musicas
Ø Brincadeiras


ALGUMAS PARLENDAS:

LÁ VAI A BOLA GIRANDO NA RODA PASSEAR PRESSA NA MÃO.
E SEM DEMORA SE NO FIM DESTA CANÇÃO VOCÊ ESTIVER COM A BOLA NA MÃO DEPRESSA PULE FORA.
PAULO

BOM DIA PINGÜIM ONDE VAI ASSIM
COM AR APRESSADO
EU NÃO SOU MALVADO
NÃO FIQUE ASSUSTADO
COM MEDO DE MIM
EU SÓ GOSTARIA
DE DAR UM TAPINHA
NO SEU CHAPÉU JACA OU BEM DE LEVINHO
PUXAR O RABINHO
DE SUA CASACA .
RAILSON E RAFAEL


LÁ VAI A BOLA

GIRA NA RODA
PASSEAR DEPRESSA
E SEM DEMORAR
E SE NO FIMDESTA CANÇÃO
VOCÊ ESTIVER
COM A BOLA NA MÃO.
DEPRESSA PULE FORA

TEXTO O PINGÜIM
BOM DIA PINGÜIM ONDE VAI ASSIM
COMO AR APRESSADO
EU NÃO SOU MALVADO
NÃO FIQUE ASSUSTADO COM MEDO DE MIM
EU SÓ GOSTARIA DE DA UM TAPINHA
NO SEU CHAPÉU JACA OU BEM DE LEVINHO
PUXAR O RABINHO
DE SUA CASACA

AMAURI BARBOSA OLIVEIRA

RAFAEL RAILSON

CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI
O GATO COMEU CADÊ O GATO FOI PRO MATO
CADÊ O MATO
O FOGOQUEIMOU
CADÊ O FOGO ÁGUA APAGOU CADÊ A ÁGUA? O BOI BEBEU CADÊ O BOI? FOI CARREGAR TRIGO
CADÊ O TRIGO?A GALINHA ESPALHOU
CADÊ A GALINHAFOI BOTAR OVOS
CADÊ O OVO?O FRADE COMEU
CADÊ O FRADE ?
TA NA CAVERNA.

KAILA

A BONECA SENTA E CHORAA BOLA ROLA SEM PARAR
O PIÃO GIRA E REBOLA
A PIPA VOA LÁ NO CÉU NO AR.
REBECA

Avaliação

A avaliação se baseou na participação de cada estudante, observada e registrada ao longo do projeto pelos professores. Ao final do projeto, entregamos um breve relatório, contendo os objetivos e com o conceito atribuído a cada estudante.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.