quinta-feira, novembro 29, 2007

Projeto: Grupos de Trabalho Coletivo Estudantil




O sonho que se sonha só é sonho, mas o sonho que se sonha junto é realidade”
Raul Seixas

Marabá – Pará
2007

Tereza de Jesus Rodrigues Oliveira
Diretora

Nilza Helena Souza de Jesus
Vice-diretora

Kátia Cilena Coelho Vidal
Coordenadora pedagógica

Cristina do Socorro Arcanjo da Silva
Orientadora Educacional



OBJETIVO GERAL:

Orientar e mobilizar os estudantes para sua organização enquanto movimento estudantil



OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Disponibilizar momentos de incentivo a manifestação de atividades de caráter artístico cultural;

Sensibilizar os educandos para a necessidade de maior participação nas atividades da escola;

Desenvolver consciência critica e tomada de decisões responsáveis a respeito de situações problemas inerentes a faixa etária (sexualidade) e/ou problemas sócio-ambientais;

Direcionar as energias físicas, afetivas e cognitivas dos alunos à favor do desenvolvimento de atividades musicais, artísticas e expressão corporal, etc

Discutir temas polêmicos como erotização e influência da mídia, violência, drogas, etc de modo que o aluno possa distinguir sobre o seu papel diante de tais situações.

JUSTIFICATIVA:

A escola a cada dia convive com situações novas que há algum tempo atrás eram impensáveis no cotidiano do trabalho pedagógico. A questão de drogas, o combate à violência, a discussão sobre gravidez na adolescência, a desestruturação da família são alguns dos temas que devem fazer parte da vivência escolar dos educando, contextualizando-os com a realidade.
Faz-se necessário não só trabalhar com crianças e adolescentes os processos cognitivos, mas todos os aspectos relacionados com a afetividade, com a formação da cidadania, com a ética com a sexualidade.
A escola hoje não tem a função apenas de ensinar, mas de formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tornando-se capazes de enxergar a realidade e discernir sobre como agir.
Assim sendo, a formação dos coletivos estudantis foram pensados no sentido de obter maior participação dos alunos nas atividades da escola e também como espaço aberto para discussão a respeito de temáticas em voga no nosso contexto e que influem direta ou indiretamente na formação, modos de ser e viver de jovens e adolescentes.
Estaremos trabalhando com grupos de: arte, dança, comissão disciplinar, esporte, teatro e meio ambiente. Espera-se que a organização dos grupos possa incentivá-los a mobilizarem ações coletivas, experimentando situações de liderança e definição de papeis, que venham ajudá-los a tomarem consciência de si mesmo no grupo e no contexto em que estão inseridos.

METODOLOGIA:
A escola é um ambiente privilegiado de aprendizagem. Acreditamos que inovações no ambiente escolar trarão reflexos positivos sobre os processos de ensino e aprendizagem, defendemos que a ética deve ser a marca deste projeto. Entendemos que ser ético é pergunta-se continuamente pelo melhor caminho para fazer o bem – estar sempre aberto a este questionamento é ter uma perspectiva ética.
A ética distingue-se da moral pelo seu caráter de continuo pergunta-se. A moral dita normas para o agir em direção ao bem. No entanto, como os problemas podem ser novos e a realidade se altera constantemente, novas perguntas devem ser feitas. A moral não se questiona, mas a ética sim. A moral tende a ser estática, e a ética não.
A “sociedade de convívio das pessoas e das instituições deve questionar-se sobre o “fazer o bem” e o “fazer bem”. E não apenas o bem, mas o bem comum! A perspectiva de evolução positiva da sociedade de convívio é a do bem comum. (ALMEIDA, Fernando José/ Fernando Morais Fonseca Junior, Projetos e Ambientes Inovadores (MEC). 96 p. 2000. Brasília)
Neste sentido nós da escola organizaremos os encontros com o coletivo estudantil a partir de uma concepção construtiva e democrática de sociedade com fim de orientá-los a vivenciar situações de dialogo, tolerância e respeito às diferenças para que de maneira significativa estes possam apropriar-se de diversas linguagens de modo a construir um diálogo com o mundo e a sociedade de forma autônoma ética.e responsável.
Os encontros serão realizados uma vez por semana ou quinzenal, com temáticas definidas e orientações gerais a respeito da necessidade de organização e articulação das ações a serem discutidas e realizadas pelos grupos.

AÇOES ESTRATÉGICAS:

01. Definir os grupos que serão formados
02. Divulgar o projeto para a comunidade escolar
03. Fazer as inscrições/ formação dos grupos
04. Eleger o representante e vice de cada grupo;
05. Realizar reunião geral com os grupos para socializar os princípios gerais do projeto e definir o papel dos grupos. Definir:
· Qual o grupo?
· O que faz?
· Como deve atuar?
· Quais seus objetivos?
· Que perfil cada um deve manter?

06. Realizar momentos de estudos para discussão de temáticas como: meio ambiente, conselho escolar, sexualidade, violência, drogas, etc
07. Definir forma de acompanhamento e cronograma de orientação dos grupos.
08. Selecionar materiais para estudo
09. Fazer registro das ações realizadas para compor o portfólio do projeto


CULMINÂNCIA:

Apresentação de um portfólio contendo os registros escritos, fotográficos e outros das ações realizadas

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