terça-feira, dezembro 16, 2008

EVENTOS REALIZADOS A PARTIR DE AGOSTO ATÉ DEZEMBRO-2008


Equipe do JPA na avenida 07 de Setembro

A Temática trabalhada para participação da escola nas homenagens em alusão à Semana da Pátria foi “Arte e esporte promovendo a cidadania”. Realizamos estudos para aprofundarmos na temática e levar para a avenida um trabalho que enfatizasse a importância da conciliação da arte com o esporte como forma de promover a cidadania, para tanto, realizamos um resgate histórico e cultural sobre as Olimpíadas da China, valorizando a história milenar desse país e ao mesmo tempo criando espaço para mostrar as modalidades esportivas que representaram o Brasil nesta Olimpíada.
Tradição chinesa é retratada no desfile“Quando criança desfilava por uma escola particular onde era muito organizado e todos os alunos bem uniformizados, mas notei uma grande diferença esse ano, pois a Escola Jonathas P. Athias apresentou não apenas esses critérios de organização, mas uma grande criatividade nos temas escolhidos. A escola enfatizou a importância do esporte, dos jogos olímpicos, do circo, de peças teatrais desenvolvidas pelos seus alunos, tipo o “Armazém” e outros assuntos todos muito bem a caráter.
É interessante ressaltar que em um desfile como este, que tantas pessoas tiveram o privilégio de assistir, entre elas as autoridades e representantes da educação, a escola pôde expressar em público os ideais que defende em relação a uma educação de qualidade.
Em suma, ao Jonathas P. Athias, “uma excelente nota por sua participação no desfile.”

Palília Torres-Professora de Matemática

ENCONTRO ESTUDANTIL E VIII GINCANA DAS CORES

Buscando promover a integração da comunidade escolar, estreitar laços de amizade e ao mesmo tempo arrecadar materiais para suprir necessidades da escola é que realizamos no dia 05 de novembro a Gincana das Cores e Encontro Estudantil com os alunos de 6º ao 9º ano no Clube Espaço Azul. Neste dia realizamos várias atividades de caráter artístico e cultural como forma de possibilitar que os alunos ampliem seus repertórios musicais e tenham contato com obras literárias de grande relevância artística e social. Foram realizadas dança afro, homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis, construção de poema sobre Trabalho Escravo Contemporâneo...
“A VIII Gincana das Cores aconteceu no Clube Espaço Azul. Foi muito legal, aliás, foi sensacional. Teve comida, banho de piscina, torcida organizada e diversão. Foi muito legal participar de minha equipe, não importa algumas equipes ter perdido, o importante foi está ali, participando, competindo, todas as equipes foram vencedoras porque todas competiram. Todas as equipes arrecadaram material para ajudar a escola e todas realizaram as atividades de arte e cultura, portanto todos nós merecemos parabéns. No Espaço Azul foi tudo ação e animação!” Banho de piscina foi atração no Encontro.
Elaine – 3º Ciclo/1º ano C


Prof Ildemarques e profª Palilia


Profºs Osevania, Sheila, Ildemarques, Marlucia e Tereza



Equipe azul




Profª Ezenilde




Profºs Osevania, Sandrelli,Tereza e Sheila...

















  
Galeria do conhecimento


 SOCIALIZAÇÃO E DEPOIMENTO DOS ALUNOS:


A Guerrilha do Araguaia foi  o tema de grande interesse na Galeria  do Conhecimento foi muito boa, pois socializamos os saberes de tudo que aprendemos neste ano de 2008.
vários projetos interessantes, mas o que mais chamou minha atenção foi “Guerrilha do  Uma história pouco conhecida”, pois através deste projeto pudemos conhecer parte   desta história que trata da morte de muitas pessoas, até mesmo de pessoas inocentes... É muito legal está mostrando o que aprendemos e aprender com outras pessoas.
Catharina O. Fernandes– 3º ciclo/1º ano C

  
Maquete do projeto Trabalho escravo

  
Projeto: O ontem e hoje da Linguagem Machadiana





Projeto :Aves em extinção - Turma: 2º ano Prof responsável: Maria Natalina





Projeto: Alimentação Saudavel 4º ano Profª Francilene

Projeto Aimentação saudável
Projeto: Marabá

Projeto: Aquecimento Global Profª Mª do Rosário
 

















III ENCONTRO FAMILIA E ESCOLA 2008


Encontro familia x Escola
Neste Encontro trabalhamos com a temática: “O universo da leitura em nosso ambiente de vida “buscando otimizar o projeto Comunidade de Leitores para incentivar o hábito da leitura, pois a leitura é um exercício para a cidadania, ela abre possibilidade para outras discussões e ao mesmo tempo possibilita o diálogo com o outro e com nós mesmos.Na abertura do evento tivemos apresentação da dança Afro por um grupo de alunos da escola e sensibilização com música e fala da professora Tereza sobre o que pensamos sobre a leitura e da necessidade de acreditarmos na educação enquanto meio de transformação da pessoa humana, que se educa e reeduca permanentemente e a seguir o grupo foi orientado a irem para as salas para dialogar e apresentar sugestões para que a comunidade escolar possa alcançar melhor nível de desempenho com seus alunos, seguindo o roteiro de sugestões com questões relacionadas a leitura na escola, em casa e em diferentes espaços e como os pais estão atuando na construção de um ambiente favorável a leitura e realização das demais tarefas escolares, no âmbito familiar e escolar. Encerramos o encontro com assinatura de boletim, onde apresentamos aos pais e responsáveis o desempenho dos alunos neste III bimestre e por último, o grupo socializou as sugestões para as questões acima mencionadas e servimos um almoço aos nossos convidados.
Pais e professores discutem questões relacionadas à importância da leitura
SIMULADO 2008
Considerando que a escola é um espaço de construção de conhecimento e de ampliação de vivências de mundo é que realizamos a cada ano dois simulados que tem por objetivo nos fornecer parâmetro para avaliar o desempenho dos alunos do 2º ciclo, 3º ciclo ao 9º ano, PEJAS e Ensino Médio e dessa forma melhor acompanhar suas aprendizagens.Nesta avaliação, os alunos são submetidos a uma prova objetiva que abrange questões das diferentes áreas do conhecimento e também produzem uma dissertação que serve para analisarmos o nível de produção textual, bem como os referenciais que eles têm de leitura e compreensão de mundo. 



2 comentários:

  1. Quantos projetos interessantes que foram desenvolvidos em 2008 em turma de professores. Parabéns a esta escola!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernando! Temos desenvolvido muitos projetos e eventos interessantes e nem todas são publicadas.

    ResponderExcluir

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.