quinta-feira, abril 17, 2008

Eventos 2008
XI Encontro Família e Escola

OBJETIVO: Socializar a proposta pedagógica da escola a ser desenvolvida no decorrer do período letivo pela equipe docente, através das diversas áreas do conhecimento, que compõem o currículo.

Considerações Iniciais

Compromisso Todos pela Educação
Este primeiro Encontro família-escola tem por objetivo socializar as propostas de trabalho traçadas para o ano de 2008, que se traduzem em ações que buscam uma aprendizagem de melhor qualidade para todos, isto significa que estudar e aprender representa uma mudança substancial na pessoa do educando no seu modo de ser e relacionar-se com o outro em seu contexto de vida, seja ele escolar, familiar ou comunitário.
A escola está inserida no Plano de Desenvolvimento da Educação Básica – PDE, traçado para todas as escolas do País. Do PDE resultou aprovação do Decreto Presidencial n° 6.094 de 24 de abril de 2007, o qual aponta metas de “Compromisso Todos pela Educação”.
O PDE está pautado nas seguintes regras: Regime de colaboração dos entes federados: União, Estado e Município, colaboração das famílias e da comunidade para uma melhor qualidade da educação básica. As principais diretrizes se relacionam a: estabelecer como foco a aprendizagem, alfabetização das crianças até no máximo oito anos de idade, acompanhamento de cada aluno individualmente. E ainda visa combater a repetência, evasão e a não freqüência do educando a escola.
No âmbito da escola temos o PDE— escola que significa o Plano de Desenvolvimento da Escola, nele estabelecemos os objetivos e metas para o ano letivo. Nesses objetivos focamos aspectos prioritários ao alcance da qualidade da educação, que significam esforço centrado na aprendizagem do educando, gestão escolar dinâmica e na participação da família na vida escolar, seja pelo acompanhamento aos estudos ou no apoio a escola de um modo geral. “Comunidade” é união que realiza-se na prática pela conjunção dos esforços de todos em prol da qualidade da aprendizagem, não há como continuar com o pensamento, já ultrapassado, de que a educação ocorre apenas no espaço escolar.
Por isso a escola convida seus parceiros potenciais (comunidade) para juntos somarem esforços em prol da construção de uma nova cultura educacional pautada no anseio de acesso a cultura historicamente acumulada que exige desenvolvimento de habilidades como é o fato de saber ler e escrever com competência para que reine no ambiente escolar, e também familiar, o desejo de conquista dos saberes fundamentais a vida no mundo de hoje, onde não haja limite para a criatividade e expressão das linguagens humanas.
A efetiva participação de cada um, que desta escola fazem parte (educadores, educandos, servidores, família, gestores) dará ao processo de ensino e aprendizagem, a força necessária ao alcance das conquistas almejadas em cada Plano ou Projetos que almejamos coletivamente.
Carinhosamente.

A Gestão JPA e sua Equipe Carnaval em frente a Escola/ 2008
 Paz no trânsito e folia no coração
Dança do frevo

Bloco arara azul



Coordenadora Katia e seus filhos



Comemoração do aniversário da escola
JPA Parabéns pelos 22 anos!!!


Manhã e tarde literária/2008










Conferência Meio Ambiente
 

4 comentários:

  1. Parabéns, essa Escola recorda boas lembranças, pois meu filho Tiago Mota Miranda estudou muitos anos nela e ele nunca a esquece. Hj ele mora em SP e a saudade dele é muito grande.

    ResponderExcluir

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.