quinta-feira, abril 17, 2008

Boletim Informativo

Considerações Iniciais

Compromisso Todos pela Educação

Este primeiro Encontro família-escola tem por objetivo socializar as propostas de trabalho traçadas para o ano de 2008, que se traduzem em ações que buscam uma aprendizagem de melhor qualidade para todos, isto significa que estudar e aprender representa uma mudança substancial na pessoa do educando no seu modo de ser e relacionar-se com o outro em seu contexto de vida, seja ele escolar, familiar ou comunitário.
A escola está inserida no Plano de Desenvolvimento da Educação Básica – PDE, traçado para todas as escolas do País. Do PDE resultou aprovação do Decreto Presidencial n° 6.094 de 24 de abril de 2007, o qual aponta metas de “Compromisso Todos pela Educação”.
O PDE está pautado nas seguintes regras: Regime de colaboração dos entes federados: União, Estado e Município, colaboração das famílias e da comunidade para uma melhor qualidade da educação básica. As principais diretrizes se relacionam a: estabelecer como foco a aprendizagem, alfabetização das crianças até no máximo oito anos de idade, acompanhamento de cada aluno individualmente. E ainda visa combater a repetência, evasão e a não freqüência do educando a escola.
No âmbito da escola temos o PDE— escola que significa o Plano de Desenvolvimento da Escola, nele estabelecemos os objetivos e metas para o ano letivo. Nesses objetivos focamos aspectos prioritários ao alcance da qualidade da educação, que significam esforço centrado na aprendizagem do educando, gestão escolar dinâmica e na participação da família na vida escolar, seja pelo acompanhamento aos estudos ou no apoio a escola de um modo geral. “Comunidade” é união que realiza-se na prática pela conjunção dos esforços de todos em prol da qualidade da aprendizagem, não há como continuar com o pensamento, já ultrapassado, de que a educação ocorre apenas no espaço escolar.
Por isso a escola convida seus parceiros potenciais (comunidade) para juntos somarem esforços em prol da construção de uma nova cultura educacional pautada no anseio de acesso a cultura historicamente acumulada que exige desenvolvimento de habilidades como é o fato de saber ler e escrever com competência para que reine no ambiente escolar, e também familiar, o desejo de conquista dos saberes fundamentais a vida no mundo de hoje, onde não haja limite para a criatividade e expressão das linguagens humanas.
A efetiva participação de cada um, que desta escola fazem parte (educadores, educandos, servidores, família, gestores) dará ao processo de ensino e aprendizagem, a força necessária ao alcance das conquistas almejadas em cada Plano ou Projetos que almejamos coletivamente.
Carinhosamente.
A Gestão JPA e sua Equipe
Texto resumo da postagem. Restante do texto que só aparece depois de clicar em “Leia mais!”.

2 comentários:

  1. Quantos eventos em galera muito lindo o blog parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernando pelos comentários, sua paricipação é meuito importante para nós.
    Abraços

    ResponderExcluir

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.