sexta-feira, dezembro 22, 2006



PROJETO: Poetando Cordel
PROJETO: TIPOS DE SOLO
PROJETOS DESENVOLVIDOS NA GALERIA DO CONHECIMENTO / 2006:

A Cura Das Plantas, Fauna, Cultura Afro-Brasileira, Arte Na Escola, Mãos Que Falam, Aprenda Brincando Matemática, Piolho, Tipos de Solo, Medicina Alternativa, Raiva Animal, Poluição: Conseqüência e Soluções, Os Primeiros Socorros, Contando Lendas- Literatura Popular, Contos fantásticos literatura popular, Musica Popular: Vinícius de Moraes, A Importância dos Fungos, Frutas Paraenses, Vulcões, Os Fungos, Higiene Pessoal, Higiene Bucal, Contos de Encanto Mistério e Terror.


PROJETO: Literatura de Popular (Tema Gerador)
TITULO: Poetando Cordel
PROFESSORA: Sandra


JUSTIFICATIVA:

A literatura de cordel por fazer parte da cultura popular é importante ser valorizada na escola, pois através dela observamos a criatividade e o dinamismo da linguagem do homem simples; que é capaz de expressar com sabedoria a beleza da poesia com base em seus sentimentos, reflexo de sua própria vida.
Nesse sentido, pretendemos com esse projeto resgatar o valor da cultura popular estimulando os alunos a terem uma visão mais profunda e sensível diante da arte, que é o esplendor da alma humana.
OBJETIVO GERAL:
Valorizar a literatura popular a partir da criação e exposição de poemas de cordel.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Reconhecer a importância da poesia de cordel na cultura popular;
Estimular a habilidade de criação poética;
Produzir livros de cordel;
Sensibilizar a comunidade escolar.
METODOLOGIA:
Os alunos pesquisarão em grupo a origem da literatura de cordel fazendo o reconhecimento desse tipo de literatura enquanto Arte Popular;
Em seguida cada grupo apresentará a sua sistematização em sala;
Darão continuidade com pesquisa e leitura de poemas de cordel na internet e discussão na sala para reconhecimento da estrutura desse tipo de poesia;
Produção de poemas em grupo para criação de livros;
Exposição na galeria do conhecimento.
AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará através da observação do desempenho do grupo em todas as etapas e principalmente na produção final.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Esse trabalho terá uma finalidade mais didática, e artística, do que propriamente cientifica, devido o seu conteúdo e objetivo voltarem-se para a sensibilização do olhar artístico do aluno em torno da arte popular, proporcionando-lhe um espaço de reflexão, e ao mesmo tempo um despertar para a criação artística.
ALUNOS EXPOSITORES: Sulair
Elissa
Shirlaine
Karen

ESCOLA JONATHAS PONTES ATHIAS
DIRETORA: TEREZA DE JESUS
PROFESSORA: VAILDES
TURMA: REINTEGRAÇÃO TURNO: TARDE


PROJETO: TIPOS DE SOLO

JUSTIFICATIVA:

Sabemos que o solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, sendo que é o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação, fornece às raízes fatores de crescimento como suporte a água, oxigênio e nutrientes. Além de exercer muitas outras funções.
Apesar de sua importância pouco tem se trabalhado este conteúdo, causando desinteresse tanto para alunos quanto ao professor. Estas razões contribuem para que a população desconheça a importância e as características do solo, o que amplia ao o seu processo de alteração e degradação. Neste sentido é que vamos conhecer os tipos de solos, saber que a composição do solo pode influir na capacidade de retenção da água.

OBJETIVOS:
Conhecer os tipos de solos;
Observar diferentes amostras de solos;
Demonstrar a capacidade de infiltração e retenção da água em diferentes tipos de solos.

QUESTÕES NORTEADORAS:

O que é solo?
Quais os tipos de solos?
Quando se joga a água as amostras, se infiltrará(entrará nestes solos) ou ficará ali parada?
Em qual das amostras a água vai pingar antes?
Em qual das amostras a água vai pingar por mais tempo?
Qual amostra pingará mais água?
Qual das amostras demorará mais tempo para começar a pingar a água?

HIPOTESES:
Existem vários tipos de solos.
Quando jogamos água na terra ela entrará na terra.
Alguns tipos de solos não servem para o plantio.

METODOLOGIA:
Conversa informal
Textos informativos
Atividades orais, escritas e mimeografadas
Observar diferentes tipos de solos;
Plantar e analisar o desenvolvimento de vegetais em diferentes tipos de solos
Realizar experiências sobre a retenção da água pelo solo
Pesquisas
Observar gravuras sobre diferentes tipos de solos.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada no decorrer do projeto e também com algumas perguntas:
Os alunos conseguiram concluir o experimento?
Os alunos responderam as questões corretamente ou tiveram muita dificuldade?
Os alunos conseguiram discutir cada pergunta formulada;
Os resultados alcançados pelos alunos foram satisfatórios no ponto de vista do professor.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.