quarta-feira, abril 13, 2011

HISTÓRICO DA ESCOLA PROFº JONATHAS PONTES ATHIAS


A Escola Municipal Prof. Jonathas Pontes Athias, localizada na Folha 22 Quadra especial e lote especial, Núcleo urbano da Nova Marabá,- Marabá/PA foi fundada em 07 de abril de 1986 através de convenio entre Companhia Vale do Rio Doce, Prefeitura Municipal de Marabá e Governo do estado do Pará. Para funcionamento em caráter experimental com classes de alfabetização até 6ª série do ensino Fundamental, atendendo inicialmente um total de 156 alunos. Após convenio a CVRD doou o prédio da escola para a Prefeitura Municipal de Marabá.
A Escola Jonathas Pontes Athias foi dirigida durante 14 anos pela Profª Ilanize Franco de Brito a qual nos deixou além da saudade o exemplo de compromisso, trabalho e competência e pela Professora Especialista em educaçãoTeresa de Jesus Rodrigues. Atualmente está sendo dirigida pela profª Arionide Rodrigues Martins e  como vice diretora Cristina do Socorro Arcanjo da Silva.  Na Orientação Pedagógica temos Vera Maria Ribeiro Froz especialista em Psicopedagogia, Orientação Escolar e  Administração  escolar  e como Coordenadores pedagógicos os pedagogos: Ana Régia Marinho Silva (PEJAC – noite), José da Cruz de Souza  e   Rozney Mota Miranda no Ensino Fundamental.
Aumentando gradativamente o número de alunos matriculados em 1997, passou a atender alunos portadores de necessidades especiais, os quais hoje participam do programa de Inclusão escolar e social. Em 1998, foi implantado o Ensino Médio, em convenio com a SEDUC. Este nível de ensino atende cerca de 425 alunos nos turnos manhã e noite é dirigida pelo Prof. Gildemar Pereira, como vice-diretora a profª Alcirene e a Sandra Brandão Branco como coordenadora.
Seu nome é em homenagem ao Bacharel em Direito, JONATHAS PONTES ATHIAS, que dedicou toda a sua vida ao serviço público, especialmente em atividades da área educacional, onde ocupou inúmeros cargos, como: diretor de escolas e instrumentos de educação, professor da UFPA, membro do Conselho estadual de educação, diretor do departamento de Ensino Médio e superior da SEDUC, Secretário de educação do estado, dentre outros.
Contando com um total de 87 funcionários, nos horários do diurno e noturno, a escola oferece educação a 1541 alunos dos quais, 1111 somente no ensino Fundamental, nos regimes seriado, ciclo, PEJAC - Educação de Jovens e Adultos e educação especial. E ainda 430 alunos no Ensino Médio.
Ambientes: A Escola conta com 01 quadra de esporte,  01 Laboratório de Informática Educativa Que atualmente esta em reforma, 01 biblioteca em reforma, sala de recurso multifuncional para atender alunos com deficiência auditiva, e outras deficiências e dispõe de  materiais pedagógicos que objetivam cada vez mais facilitar o processo ensino aprendizagem de seus educandos. Conta também com programas dos governo federal e municipal de apoio financeiro e pedagógico, ressaltando dentre outros o PDE- Plano de Desenvolvimento da Escola, implantado em 1999 que visa planejar e desenvolver melhor suas ações de forma participativa com a comunidade e, conseqüentemente, melhorar o aprendizado e o ambiente escolar.
O símbolo da Escola é representado por dois triângulos sobrepostos e o livro com a pena representa o conhecimento e trajetória do processo educativo que visa uma educação para a vida cidadã. Assim, aos alunos oferecemos condições para que tenham acesso ao conhecimento socialmente construído pela humanidade, através do aprendizado adquirido nas diversas áreas do saber, valorizando princípios e valores que dignificam a pessoa humana, nos mais diversos níveis de relacionamento pessoal, interpessoal e inter-institucional.
 

2 comentários:

  1. Anônimo11:00 PM

    Essa escola fez parte da minha vida, estudei durante 5 anos (2000 a 2004) olhando essa foto da Professora Teresa e Elisama fique bastante emocionado de lembra da minha vida escola!!! Muita Saudade. Hoje sou formado em Engenharia Civil e trabalho em Parauapebas.

    ResponderExcluir
  2. Estudei nesta escola e tenho saudades de bons momentos que vivi nela. Acredito que ela deve ter o mesmo espirito acolhedor, o qual me recebeu. Prosperidade, a esta Unidade de Ensino, SEMPRE.

    ResponderExcluir

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.