sábado, setembro 25, 2010

PROJETO: PARODIANDO POESIAS

PROFESSORA:  MARIA  NATALINA CORREA  BRITO
TURMA: 2º ANO
OBJETIVO GERAL:
·        Propiciar a aprendizagem da leitura e da escrita utilizando-se do recurso da parodia de textos poéticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Ampliar o repertório de textos poéticos dos alunos;
·        Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela professora;
·        Possibilitar aos alunos a reflexão sobre o sistema de escrita;
·        Oportunizar aos alunos a produzir poesias tendo como referencia outros autores;
·        Possibilitar aos alunos a análise dos textos poéticos enfocando aos aspectos: sonoro, da linguagem, ritmo e diagramação;
·        Desenvolver a leitura em voz alta de maneira a emocionar e sensibilizar os ouvintes;
·        Desenvolver o hábito da leitura silenciosa.

JUSTIFICATIVA:
De acordo com a necessidade da turma no que se refere à aquisição da leitura e da escrita optou-se pelo desenvolvimento do projeto considerando que o gênero poético possui características que provoca o encantamento  das crianças  por conta da rima, musicalidade, versificação e de fácil memorização, é que se propõe a realização deste projeto tendo como produto final a produção de uma apostila com poesias  parodiadas. A finalidade é oportunizar aos alunos a vivencia de situações de aprendizagens relacionadas a leitura, a escrita e a produção oral e textual de modo que estaremos utilizando os recursos da parodia para que assim se possa garantir a mesma estrutura  poética com uma versão nova produzida pelos alunos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Ø     Colocar os alunos em contato com textos poéticos;
Ø     Realizar a leitura individual, coletiva e silenciosa dos textos;
Ø     Organizar os poemas no caderno com a transcrição do próprio punho ou mimeografado;
Ø     Explorar a características do gênero poético;
Ø     Explicar o recurso de composição de texto por meio de paródia;
Ø     Transformar o texto de outro autor utilizando-se do recurso da paródia;
Ø     Organizar o material reproduzido para composição da apostila;
Ø     Socialização do produto final;
Ø     Selecionar um dos textos para publicação no jornal da escola.

PRODUTO FINAL:     Uma apostila com poesias  parodiadas.
AVALIAÇÃO:    A avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento do projeto.

Um comentário:

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.