Turma: 2º ano "C" 2º ciclo profª Vaildes
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Através das experiências vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a preservação e o respeito pela diversidade cultural. Para isso, é necessário mais do que informações e conceitos, devem adotar atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia. |
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
O folclore inerente a todas as classes sociais, por suas raízes e tradições, é vivenciado no dia a dia através da linguagem, vocábulos, gestos, alimentação, artesanato, cantos, músicas, brincadeiras, provérbios, técnicas rudimentares, medicina caseira, superstição e outros. Ao elaborarmos este Projeto, visamos despertar nos alunos o valor educativo do folclore, que possibilita ao educando ensinar com o exemplo de lendas de sua cidade e tradições . O aluno tem condições de aprender o enredo de certos folguedos populares, de estudar personagens, de entoar melodias folclóricas e, a partir daí, compor suas próprias criações. Esse tema é bastante rico para se trabalhar língua portuguesa, explorando a oralidade em suas diversas manifestações e o registro da língua oral. O tema facilita ainda o trabalho escolar associado com a vida real à medida que é dada atenção à bagagem cultural espontânea que os alunos trazem. È importante que valorizemos a cultura popular, no entanto temos que conhecer o folclore para poder separar aquilo que é a verdadeira sabedoria popular daquilo que é mito, repassando preconceitos contra a mulher, contra o negro, contra a alimentação, etc. Podemos trabalhar também a emoção através de jogos, brincadeiras de roda, adivinhações, histórias e lendas. É necessário que os alunos mudem o comportamento na escola, em casa e na sociedade em geral para demonstrar que realmente aprenderam |
Por que?
4. Objetivo (s)
Ø Despertar no aluno o gosto pela cidade em que mora, o conhecimento dos usos e costumes locais, a preocupação em conhecer o passado cultural de seu povo, propiciando maior interação da escola e na comunidade, favorecendo o desenvolvimento social cognitivo e afetivo. Ø Distinguir o que é a verdadeira sabedoria popular de ditos e tradições gerados pela ignorância e preconceito; Ø Enriquecimento do vocabulário dos alunos motivando a produção de textos orais e escritos; Ø Favorecer a participação e interação entre a turma através de atividades lúdicas; Ø Conhecer as lendas e mitos da nossa região. |
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
Linguagem oral e escrita, produção textual, interpretação e leitura, Tabelas e gráficos, Manifestações folclóricas, lendas, superstições, provérbios, adivinhações e mitos |
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
6. Disciplinas envolvidas
Português Matemática História |
7. Procedimentos de integração das tecnologias nas ações do projeto.
-Divisão dos grupos com 07 integrantes para realizar as pesquisas no laboratório de informática. -Realização de pesquisas nos sites de busca na internet sobre os temas abordados; -Ilustração de texto, desenhando no paint, ou das imagens pesquisadas na internet; - Elaboração de gráficos e tabelas. - Elaboração de material (slides) para a apresentação do projeto no laboratório de informática. - Construção de um mural com as lendas pesquisadas na internet -Culminância do projeto. |
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
TV, DVD, computador, Filmes, retro-projetor, livros, revistas, jornais, textos da internet, câmera digital, fotografias, obras de arte, quadro negro, giz, papel, cartolina, lápis, caneta, lápis de cor, lápis piloto, tesoura, cola, fita adesiva entre outros. |
9. Registro do processo
1ª etapa- apresentação do tema Conversa informal Levantamento dos conhecimentos prévios sobre folclore, Conversa informal e dialogada sobre folclore e suas manifestações. 2ª etapa - Pesquisa no laboratório de informática sobre as lendas da nossa cidade na, Procurar curiosidades ou informações úteis sobre as lendas utilizando os sites de busca utilizados (exemplo: google, cadê, entre outros) e escrever no editor de texto (word). 3ª etapa Construir tabelas e gráficos para colocar os dados pesquisados; Construção de um texto no Word com ilustrações; Criação de um texto com informações e figuras de uma lenda especifico. Este texto deverá ser escrito após varias leituras sobre o tema, com as palavras do aluno. Depois ele ilustrará o conteúdo do texto, desenhando no paint, ou com imagens pesquisadas na internet; 4ª etapa Produto final Construção de um mural com as lendas pesquisadas na internet. Realização das apresentações no power point utilizando imagens e textos sobre as lendas de Marabá. |
10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação ocorrerá durante o processo de ensino-aprendizagem, sendo avaliada a participação do aluno e dos grupos. Ao final do trabalho será atribuída uma nota para cada aluno referente à sua produção. Os resultados previstos para este projeto visa despertar nos alunos o valor educativo do folclore, e possibilitar ao educando aprender com os exemplos das lendas de sua cidade e das suas tradições. |
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
“O projeto será socializado na escola e terá como produto final as produções textuais com ilustrações sobre as lendas de nossa cidade. |
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
http://marabanet.vilabol.uol.com.br/len_das.htm - acesso em 16/07/2009 |
Sites, vídeos, livros...filmes
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