E.M.E.F PROF. JONATHAS PONTES ATHIAS
JORNADA PEDAGÓGICA – DE 21 A 25 JANEIRO.
HORÁRIO: 8:00 ÀS 12:00 & 14:00 ÀS 18:00
LOCAL: ESCOLA
PARTICIPANTES: PROFESSORES/ COORDENADORES/DIREÇÃO E ORIENTAÇÃO
OBJETIVO DA JORNADA:
• Avaliar o resultado do ano letivo de 2012
• Discutir a Proposta Político Pedagógica da escola buscando direcionar suas diretrizes para a programação do Ano letivo e do Plano de Curso, a fim de garantir o alcance dos objetivos propostos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA JORNADA:
• Compreender a importância do Planejamento Anual para desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar;
• Elaborar o Plano de Curso, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Descritores da Prova Brasil, Provinha Brasil, Proposta Curricular do Município, Olimpíadas de Matemática;
• Entender que os níveis de escrita e as intervenções pedagógicas são essenciais para o desenvolvimento de um ensino de qualidade;
• Compreender a necessidade do fechamento dos ciclos de aprendizagem ao final bimestre;
• Analisar a avaliação da aprendizagem a partir da Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB 9394/96;
• Dialogar sobre a importância do conselho de classe para o processo ensino aprendizagem.
CONTEÚDOS:
• Avaliação;
• Planejamento;
• Níveis de escrita;
• Intervenção pedagógica;
• Ciclos bimestrais;
• Conselho de classe
MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS:
• Textos científicos e literários;
• Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB 9394/96;
• Projeto Político Pedagógico;
• Proposta Curricular do município;
• Matriz de Referencia da Prova Brasil;
• Banco de questões da Olimpíada de Matemática,
• Caderno de Planejamento;
• Computador;
• Data show.
ESTRATÉGIAS
DIA: 21/01/2013
1ª ATIVIDADE
• Boas vindas
• Leitura Compartilhada
• Apresentação da pauta
2ª ATIVIDADE
• Apresentação dos gráficos com o resultado do ano letivo - 2012.
• Apresentação dos índices da escola – IDEB, OBMEP
Encaminhamentos:
Socializar com o grupo alguns indicadores que geram os índices da escola, por gráficos, aprovação, reprovação, evasão, números de alunos não alfabetizados.
A partir dos dados analisados qual a realidades que eles nos revelam? O que podemos fazer para mudarmos a realidade da escola.
Leitura do texto “Dez importantes questões a considerar....” – Variáveis que interferem nos resultados do trabalho Pedagógico.
3ª ATIVIDADE
• Apresentação do Projeto Político Pedagógico.
Encaminhamentos:
Conhecer analisar o Projeto Político Pedagógico da escola, estabelecendo as ações para o ano letivo de 2013.
DIA: 22/01/2013.
4ª ATIVIDADE
• Boas vindas
• Leitura Compartilhada
• Apresentação da pauta
5ª ATIVIDADE
• Estudar e debater coletivamente a concepção de avaliação presente na LDB
.
Encaminhamentos:
Analisar a luz da LDB a avaliação como um processo para a promoção da aprendizagem.
6ª ATIVIDADE
• Conselho de classe de 6º ao 9º ano e EJA.
• Aprofundar o estudo dos níveis de aprendizagem (1º ao 5º ano)
Encaminhamentos:
Debater coletivamente a importância do conselho de classe como instrumento de avanço no processo ensino aprendizagem. (6º ao 9º ano e EJA)
DIAS: 23 a 25/01/2013.
6ª ATIVIDADE
• Boas vindas
• Leitura Compartilhada
• Apresentação da pauta
7ª ATIVIDADE
• Elaboração do plano de curso 2013.
Encaminhamentos:
A partir do resultado apresentado, reunidas por ciclo e ano, elaborar o Plano de Curso Anual considerando: Objetivos; Conteúdos; Estratégias e Avaliação.
Para a elaboração do plano de curso é necessário considerar:
Projetos;
Sequência Didática;
Matrizes de referências: Prova Brasil e provinha Brasil;
Proposta curricular do Município;
Banco de questões da Olimpíada de Matemática,
Livro Didático;
Metas estabelecidas para cada ano do ciclo;
“Entre os requisitos que garantem o sucesso do trabalho docente, o planejamento é o primeiro. Quem planeja domina as atividades propostas em sala de aula,sabe aonde quer chegar e quais os meios necessários para alcançar os objetivos propostos pela escola.”
Cristiane Marangon