JUSTIFICATIVA:
O
Ministério da Educação desenvolve a política da Educação inclusiva que pressupõe
a transformação da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementados
diretrizes e ações que organizam os serviços de AEE (Atendimento Educacional
Especializado), oferecidos aos alunos com deficiência visando a complementação
de sua formação e não mais a substituição do ensino regular nas salas de
recursos multifuncionais em turno oposto ao freqüentado nas turmas comuns e
possibilita ao professor rever suas práticas a luz dos novos referenciais
pedagógicos da inclusão.
Com base
no conhecimento da diversidade existente na população escolar e na necessidade
de respeitar e atender a essa diversidade, com a perspectiva de educação para todos,
o presente trabalho focaliza as necessidades educacionais especiais visando á
melhoria da qualidade de aprendizagem apresentada pelos alunos com deficiência.
OBJETIVO:
•
Assessorar e orientar os professores da sala comum, proporcionando apoio e
suplementação ao educando;
• Priorizar
o desenvolvimento cognitivo respeitando sua limitação favorecendo a integração social
e acadêmica.
• Ensino
da língua brasileira de sinais para o aluno surdo, como para o professor do
ensino comum;
•Desenvolver
atendimento diversificado, tendo como objetivo principal atender as
necessidades educativas especiais relacionadas a habilidade cognitivas, motora,
emocional, social e outras que se inter-relacionam com o processo educativo
para que possam progredir na sua formação pessoal e na garantia de ser cidadão
competente, com conhecimento e sabedoria;
•Favorecer
a socialização da família no ambiente escolar;
•Propiciar
condições e liberdade para que o aluno com deficiência possa construir a sua
inteligência, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe e disponível,
tornando-se agente capaz de produzir significado / conhecimento;
•Focalizar
a observação nos seguintes aspectos: sociabilidade, cognição, linguagem, (oral,
escrita, viso-espacial), afetividade, motricidade, aptidões, interesses,
emocional, social, habilidades e talentos e outras que se inter-relacionam com
o processo educativo;
•Desenvolver
atendimento educacional especializado com pessoas com deficiência mental,
pessoa com surdez, deficiência física e deficiência visual.
CARACTERISTICA DO ATENDIMENTO
•O
atendimento do educando especial devera ser de 6h semanais ou dependendo da
necessidade deste aluno sendo que este seja em horário oposto ao ensino regular
duas ou três vezes por semana;
•O
professor devera atender no Maximo a cada 2h, um grupo de cinco alunos;
•O
acompanhamento do progresso do aluno deve ser rotineiro e visitas periódica em
todos os níveis de ensino onde existirem alunos matriculados no ensino fundamental;
•Os
alunos com surdez deverá ser atendidos todos os dias na sala multifuncional com
o professor de libras e professor de língua portuguesa.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
•Viabilizar
condições de aprendizagem do educando
•Acompanhar
os procedimentos e dificuldades existentes no conteúdo proposto;
•Buscar
junto a escola procedimentos pedagógico levando em conta a diversidade dos
alunos;
•Refletir
analisar a avaliar a prática pedagógica no contexto escolar;
•Proporcionar
orientação e apoio a família;
•Participar
de formação continuada para se ter um aprendizado adequado com os alunos PNEE;
•Propiciar
assessoramente ao professor no desenvolvimento da proposta curricular da
escola, atendimento necessário, para ser desenvolvido com êxito o processo
educativo;
•Participar
das atividades extra curricular, projeto e planejamento desenvolvidos pela
escola realizando trabalho de sensibilização e divulgação da inclusão;
•Realizar
junto com a escola Projeto que der apoio no desenvolvimento de linguagem de
sinais;
•Garantir
a permanência do aluno na escola, proporcionando oportunidade de enriquecimento
de aprendizagem;
•Orientar
o aluno quando a utilização dos recursos assistentes na escola, família e
comunidade;
•Valorizar
o potencial de desenvolvimento do
educando.
•Proporcionar
aos profissionais da escola conhecimentos básicos em libras para atuar com
alunos surdos;
•Promover
reunião com os professores e família;
•Participar
efetivamente das atividades da classe do ensino regular;
•Orientar
os profissionais e família sobre a importância e o uso da linguagem brasileira
de sinais;
•Momento
de atividades entre os funcionários e os alunos com surdez para se ter um momento de conversação.
ESTRATÉGIAS:
•Trabalhar
os limites através da interação e da intervenção;
•Possuir
recursos pedagógicos variados como: materiais didáticos diversificados, materiais
lúdicos e outros instrumentos necessários para o desenvolvimento das atividades;
•Desenvolver
programações a partir de princípios e linhas interativas que respeitem o
momento de formação do aluno que através de atividades práticas e trocas
sociais, favoreçam o desenvolvimento da funções cognitivas: memória,atenção ,
pensamento , percepção , raciocínio ,imaginação ,desenvolvimento do aspecto
sócio afetivo ,através de atividades que possibilitem o auto-conhecimento e
equilíbrio emocional;
•Proporcionar
atividades diárias que seja possível e necessário que o aluno opine discuta e
decida sobre as mesmas, considerando dos níveis de conhecimento entre os mesmos
e que tais atividades não sejam padronizadas e sim interdisciplinares
(diversificadas),adaptadas que estimulem a
percepção dos alunos diante dos
problemas por eles enfrentados ,levando-os a contribuir com sua própria
identidade , a partir do trabalho criativo que desperte o gosto pela escola e a
compreensão de sua realidade;
•Explorar
a criatividade através de desenhos, pinturas, recortes e colagens, jogos sucatas,
rótulos, dramatizações e utilização de recursos
disponíveis na própria escola;
•Usar
libras para ler e interpretar o português escrito, dialogando sobre textos as
funções da linguagem as modalidades eixo-gestual da linguagem, desenvolver-se
como pessoa bilíngüe;
•Esclarecer
algumas dúvidas levantadas pelo professor do ensino regular sobre os alunos com
deficiência e ao mesmo tempo sugerir algumas técnicas que venha auxiliar no
dia-a-dia do professor com esse aluno.
•Realizar
reuniões para esclarecimento sobre o potencial, as necessidades e as limitações
do educando envolvendo-o no processo educacional.
•Solicitar
junto à direção da escola, que fará o devido encaminhamento, recursos e
materiais específicos para o bom funcionamento da sala de recurso.
•Planejar
o momento didático pedagógico para a organização de recursos e materiais.
AVALIAÇÃO:
Avaliar permanentemente todos os elementos
constitutivos do processo de aprendizagem num trabalho compartilhado
envolvendo: professores de sala comum, professores da sala de recurso
multifuncional e a família, nos aspectos referentes as suas características
funcionais e competências curriculares.
ELABORAÇÃO DE
RELATÓRIO:
•Relatório final do desempenho escolar do aluno,
referente a retenção e promoção.
•Relatório de atividades desenvolvidas junto ao aluno,
considerando suas necessidades ( acadêmicas, social, emocional e motora).
•Relatório das atividades ações e eventos realizados
no decorrer do ano.
Elaboração: Profª Iracelma Silva Costa
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